sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Alegria é Contagiante

O estudo da Escola de Medicina de Harvard publicado, nesta sexta-feira (5/12/08) na revista “British Medical Journal”, se dedicou a avaliar os padrões de disseminação dos sentimentos entre dentro dos grupos sociais.

A alegria de uma pessoa se transmite, segundo os pesquisadores, aos amigos e aos amigos dos amigos, diferentemente da tristeza que dificilmente vai além da própria pessoa que está triste.

Os dados do estudo foram obtidos a partir de questionários preenchidos regularmente pela terceira geração de participantes do Estudo de Framingham que começou há 38 anos e vem acompanhando um grupo de pessoas e seus descendentes.

Os questionários permitiram a análise dos padrões de alegria de mais de 4700 pessoas e suas conexões com muitas outras pessoas como esposas, parentes, amigos, vizinhos e colegas de trabalho.

Aliás, com relação aos colegas de trabalho, a alegria só se transmite se essa outra pessoa for sua amiga, reforçando o conceito de que a transmissão se dá dentro de uma rede social.

A pesquisa foi realizada pelo mesmo grupo que já havia levantado a hipótese de que a obesidade e o tabagismo também são socialmente contagiosos.

A presença de um vizinho que está feliz aumenta em 34% as chances de uma pessoa se sentir feliz. A distância se mostrou um fator importante na disseminação da alegria.

Segundo o médico Nicholas Christakis, pesquisador-chefe do grupo, para que a alegria contagie ela deve ser vista pelo outro e que esteja fisicamente próximo.

Os cientistas ainda aconselham a não se afastar de quem está triste. Além dessas pessoas não transmitirem a tristeza com facilidade, que tal espalhar a sua alegria e contagiar os outros? Um bom final de semana para todos.


fonte: G1.com

Se o que intuitivamente já sabemos foi 'comprovada' por cientistas, imagino quantas milhares de coisas ainda há para se 'comprovar'.
Por isso eu nunca descarto a sabedoria popular, nem a ciência, nem a religião, nem as intuições, nem nada. Tudo somado dá um resultado.
É importante estar inserido em tudo e não apenas fazer parte de um só 'grupo'.

Compartilhe, some...

E Sorria sempre!

=D

3 comentários:

Garotinha Jê disse...

Eeeeeh... fiquei sem saber o que comentar.
Acho que não perciso dizer nada não.

Vou sorrir mais e pronto!
=D

um beijo! =)

Anne Elisabeth disse...

VOCÊ me faz sorris mais.
:)

Bárbara Daisy disse...

"clap", "clap", "clap"!

amei ^^

principalmente o fato de JAMAIS descartar a sabedoria popular. Isso é importante. nada como se descobrir algo empiricamente ^^

ehehe

:*jocas